21 julho, 2011

Dicas para banner

Atualmente a principal ferramenta para fazer um site crescer e aparecer na internet é o banner - mas fazê-lo ter sucesso não é tarefa para qualquer um.

Na prática a última coisa que o internauta pensa ao entrar em um site é clicar em um banner e mudar o rumo de sua navegação. Por isso, deve-se chamar a atenção mas fazê-lo de forma sutil e objetiva é quase um dever. Este tutorial apresenta dez dicas para aumentar o número de cliques em banners e, conseqüentemente, os pageviews do site.

1. Antes de tudo, é preciso que o banner seja carregado juntamente ou antes do site. Isto porque o internauta não espera o "loading" do banner terminar. Portanto deve-se criar arquivos leves (tanto em SWF como em GIF) e considerar o design do banner e o tamanho do arquivo como altas prioridades.

2. É provado que a famosa frase "Clique aqui" chama a atenção do visitante: é indicado utilizá-la mas o logotipo ou slogan do site merece sempre maior destaque.

3. Pode parecer estranho mas da mesma forma que o "Clique aqui" chama atenção, a frase "Não clique aqui!" atrai muitos cliques - porém isso deve ser usado com EXTREMA cautela. Antes de inserir essa frase no banner é preciso avaliar se vale à pena usar tal informalidade para atrair visitas para o site.

4. Um grande erro dos webdesigners é criar o banner de acordo com seu próprio site. Se o banner do site Z será inserido no site Y, deve-se fazer o banner tendo em mente o layout do site Y. Sempre que possível o banner deverá chamar mais a atenção do usuário do que o resto do site.

5. Evitar os excessos. Passar a mensagem em, no máximo, 10 palavras. Não usar todo espaço do banner nem com fotos, nem com textos.

6. Trocar periodicamente o banner: o mesmo banner no mesmo site por muito tempo pode saturar a imagem do site.

7. Sempre ter em mente seu público-alvo: não adiantaria veicular um anúncio de refrigerantes em um site de um spa, por exemplo.

8. Além das frases "Clique aqui” e “Não clique aqui", já citadas acima, há outras maneiras de atrair a atenção do usuário: uma delas é criar situações de urgência (como por exemplo: “Só Hoje” ou “Última chance”) e a outra se resume em uma palavra - “GRÁTIS” - que ao usar, logo se percebe os resultados.

9. Inovar. Criar algo que ainda não exista na internet. Inovar, inovar e inovar: esta é a chave do sucesso.

10. Em hipótese alguma "criar" banners simulando janelas do Windows. Além de não ser nada inovador, o visitante conhece o site contra a sua vontade e - é lógico - que ele não esperará o site carregar e ficará com uma imagem muito ruim.

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